quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Diário de bordo 5 - Avalliação final do curso

Ao iniciar o curso tinha muita expectativa em relação a ele, ao mesmo tempo, muitas angústias pois não tenho muita paciência para lidar com a máquina ou de ser um internauta, por exemplo. A falta de conhecimento fez com que eu me tornasse arredia a informática, pois é algo que só se aprende praticando e a prática não é algo comum no meu elo com a máquina. Nesse exato momento, ainda não aconteceu um "elo com cabo de aço", como deveria ser, mas já há uma ligação harmônica, sem muitos nós. Aprendi muitas coisas que me darão um suporte na prática pedagógica, como planejar aulas, criar estratégias para trazer os alunos ao laboratório.Não tenho mais tantas angústias, mas preciso persistir para superar a falta de sintonia.

O Linux não é complexo. É auto explicativo e fácil de operar. Achei lento ao operar, mas não sei avaliar se o problema é da máquina ou do programa.

Com certeza ele trouxe mudanças na minha vida. Porém, ainda há muitas dificuldades a serem superadas que só acontecem com a prática e praticar nem sempre é tão simples, pois existem muitos obstáculos no caminho.

O curso foi muito bom, bem orientado, e muitas descobertas foram feitas, mas também foram deixadas algumas lacunas. Essas somente serão sanadas com um curso mais profundo ou com muita prática investigativa.

Sugiro uma máquina por participante. É meio angustiante você elaborar seu trabalhar no programa enquanto o outro espera aflito para executar também sua tarefa.Será complicado também desempenhar atividades com turmas muito grandes, que terão o mesmo problema do cursistas. Todos vão querer operar a máquina, manipulando e descobrindo enquanto os outros ficam ansiosos para usar. Isso dispersa a turma criando desinteresse e dificuldades de execução na proposta de trabalho.

Nenhum comentário: